San Valentín: um dia dedicado ao amor


San Valentín: um dia dedicado ao amor

Um dia especial,  em que casais apaixonados trocam presentes e fazem declarações de amor. No Brasil, esse dia é o 12 de Junho. Mas na Espanha e em boa parte da Europa e das Américas, é em Fevereiro, no dia 14, que o amor é celebrado. Este é o dia de San Valentín, dedicado a um santo cercado de lendas.

 

A mais conhecida delas conta que, por volta do ano 200 a.C., um decreto do imperador romano Cláudio II havia banido o casamento dos homens mais jovens. A ideia era fazer deles melhores soldados, uma vez que não estariam esperando ansiosamente o final das guerras para voltar para suas esposas. Valentín seria um padre romano, que celebrava casamentos secretos. Descoberto pelo imperador, Valentín foi preso. Mas em sua cela, recebia bilhetes dos fiéis que sentiam sua falta, principalmente das crianças. Essa teria sido a origem da troca de cartões no “Valentine’s Day”, como chamam os ingleses e americanos.

 

E no Brasil? Por que o dia 12 de Junho é o Dia dos Namorados?

A resposta é singela: para ficar mais próximo do dia de Santo Antônio, o Santo Casamenteiro, que é celebrado no dia 13 de Junho.

+ There are no comments

Add yours