Receita: Salsa Brava (molho bravo)


Receita: Salsa Brava (molho bravo)

As Patatas Bravas são tradicionalíssimas na gastronomia espanhola. E muito da graça do prato está em seu molho, levemente adocicado e bem picante. Chef Jan Santos, do restaurante Entretapas, abre a sua cozinha para mostrar que ingredientes simples como cebola + pimentão + tomate + pimenta, quando combinados do jeito certo, podem fazer “locuras”! As Patatas Bravas você confere nas três casas do Entretapas: Botafogo, Ipanema e Jardim Botânico.

 

SALSA BRAVA (molho bravo)

Ingredientes:

100ml de azeite
2 dentes de alho
2 folhas de louro
200g de cebola
100g de pimentão verde
500g de tomates triturados (com casca e sementes)
100g de ketchup
250g de maionese ou alioli
Pimenta ou Tabasco a gosto

350g de batatas (preferencialmente do tipo Asterix)
Salsinha para finalizar

Modo de Preparo:
Salsa Brava

Aqueça o azeite e ponha o alho para dourar, sem deixá-lo queimar, junto com as folhas de louro.

Quando o alho estiver dourado, acrescente a cebola e a deixe suar até que fique quase translúcida. Ponha sal. Adicione o pimentão e repita o mesmo ‘suadouro’. Mexa de vez em quando para evitar que os ingredientes queimem. Acrescente o tomate triturado, misture e cozinhe por 20 minutos em fogo médio.

Desligue o fogo, retire as folhas de louro e triture o molho no liquidificador até que a mistura fique homogênea. Peneire.

Adicione o ketchup e a maionese (ou alioli) e misture até que eles se integrem ao molho.

Acrescente a dose de pimenta ou Tabasco para dar o seu toque de picante. Atenção às diferentes embalagens do Tabasco, que sinalizam o quão picante é o condimento. Escolha o de sua preferência. Na receita do vídeo, usamos o ‘Original’.

Patatas

Lave bem as batatas e as corte em cubos de 2 cm. Encha uma panela com água, acrescente sal e ferva as batatas até que elas atinjam uma consistência mole, porém com alguma firmeza. Elas não podem se desmanchar.

Recomendamos as batatas do tipo Asterix, aquelas de coloração lilás. Elas absorvem menos gordura e ficam mais sequinhas e crocantes. Mas o prato também vai muito-bem-obrigado com as batatas do tipo Inglesa e HBT.

Frite as batatas e utilize folhas de papel toalha para enxugar o excesso de gordura.

Despeje a Salsa Brava sobre batatas e finalize com salsinha bem picadinha.

¡Buen Provecho!

 

Outras Aplicações

Batata e Salsa Brava nasceram uma para a outra, mas de vez em quando o molho pode pular a cerca e fazer a festa da vizinhança. Experimente a Salsa Brava como acompanhamento para o fondue de carne, como o molhinho do filézinho de peixe à milanesa ou como atração principal regando um generoso filé bovino. Se estiver num dia daqueles, de “às favas con la dieta”, mergulhe com os nachos e seja feliz!

ET-SalsaBrava-Site-OutrasApl

 

Testou, Gostou e Aprovou?

Então conte pro mundo! Compartilhe o post e mande a foto do seu prato para publicarmos nas redes sociais do Entretapas.
Escreva para redes@entretapas.com.br ou nos envie uma mensagem em nossos perfis nas redes sociais.

+ There are no comments

Add yours