Pintxos: o jeito basco de #tapear


Pintxos: o jeito basco de #tapear

Além de ser capital da província de Guipúscoa, San Sebastián é também um dos lugares onde a gastronomia espanhola reina absoluta. Rodeada pela Baía da Concha, junto ao mar da Biscaia, San Sebastián também é conhecida como Donostia no idioma basco. Lá as belezas naturais só competem com as delícias da culinária do país Basco, entre elas os pintxos.

Baía de San Sebastián
Baía de San Sebastián

Os pintxos são o jeito basco de preparar tapas. Em geral, um pintxo é formado por um petisco espetado com um palito em um pedacinho de pão, servido em bares para acompanhar a bebida. Em muitas regiões da Espanha, a grafia utilizada para a palavra é “pincho”, mas quem é do país Basco faz questão de escrever com “t” e “x”. Mais uma pequena demonstração de independência da região.

Pintxos no balcão
Pintxos no balcão

Os pintxos podem ser servidos frios, expostos no balcão do bar, onde você pode examiná-los com atenção antes de escolher o seu. Como alternativa, é possível optar pelos quentes, que são preparados na hora. Nem sempre a descrição do petisco no menu bate com o que você imaginou, mas pode ter certeza que os pintxos reservam muitas boas surpresas para quem já é #locoportapas.

+ There are no comments

Add yours