Doces para a Nochebuena


Doces para a Nochebuena

 

Confira algumas das guloseimas que os espanhóis reservam especialmente para a Nochebuena, a véspera de Natal:

 

Polvorones

São biscoitos açucarados, que levam em sua receita tradicional farinha de trigo, gordura de porco, açúcar e canela. Para dar um sabor extra, as cozinheiras mais talentosas acrescentam amêndoas tostadas e moídas, gergelim, rapas de laranja ou coco ralado.

Polvorones
Polvorones

Alfajores

A guloseima que todo mundo conhece da Argentina faz parte do legado culinário que os árabes deixaram na Espanha. O nome tem origem na expressão árabe  “al-hasu”, que significa “recheado”.  Os ingredientes mais usados são massa de mel, amêndoas, pão moído, canela, cravo e erva-doce.  Bem diferente do que se popularizou nas Américas, o alfajor espanhol é um dos símbolos da gastronomia andaluza e da região de Murcia.

Alfajores
Alfajores

Roscos de vino

Os roscos de vino têm esse nome porque levam em sua massa uma certa quantidade de vinho. São rosquinhas típicas da região de La Mancha, na Província de Málaga, e levam em sua receita farinha, vinho, açúcar, azeite de oliva, raspas limão, gergelim e aguardente. Tudo isso coberto por uma fina camada de açúcar, ideal pra gente lamber os dedos depois de comer as rosquinhas.

Roscos de vino
Roscos de vino

Peladillas

Típicas da Comunidade Valenciana, as peladillas são amêndoas confeitadas com um banho de açúcar. Além de serem servidas na época do Natal, as peladillas também são muito populares em batizados.

Peladillas
Peladillas

Turrones

Outro doce que é um resultado da influência da cultura árabe na Espanha, o turrón é encontrado no Brasil com o nome que ganho dos italianos: torrone. É feito com uma base de amêndoas e uma mistura de diversos outros ingredientes, como chocolate, avelãs, nozes, pinhões, amendoim, mel, açúcar, ovo etc. Se for feito com amêndoas inteiras, o turrón fica com a consistência mais dura; mas se as amêndoas forem moídas, ele fica “brando”, perfeito até para a vovó que já usa dentadura.

Turrones
Turrones

 

+ There are no comments

Add yours