Cava: o espumante espanhol por excelência


Cava: o espumante espanhol por excelência

Palavra de origem catalã, “cava” significa, ao pé da letra, “adega subterrânea”. Mas para quem sabe apreciar um bom espumante, é um símbolo da melhor produção espanhola no gênero. Embora seja elaborado na Espanha desde 1872, apenas a partir de 1986 a palavra “cava” deixou de ser usada como um sinônimo genérico para o espumante produzido no país. A bebida passou a ter DO (Denominación de Origen), que estabelece as regras para o uso do nome. São elas:

 

  • o espumante deve ser produzido em território espanhol, em um dos 160 municípios autorizados por lei, que estão distribuídos por sete comunidades autônomas: Catalunha, Aragão, Navarra, Extremadura, Rioja, Álava e Valência.
  • deve ser produzido com as uvass Parrelada, Xare-lo e Macabeo (Viura)
  • a produção deve ser feita pelo método conhecido como champenoise, criado na região francesa de Champagne .

Caves_Freixenet_(Sant_Sadurní_d'Anoia)_-_1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cerca de 95% de toda a produção da bebida é originária de Penedès, uma região que fica no sul da Catalunha, entre as montanhas e o Mediterrâneo. É em Penedès que se encontra o vilarejo de Sant Sadurní d’Anoia, que abriga boa parte das maiores produtoras de cava do país. Entre elas, os dois rótulos mais conhecidos: Codorníu e Freixenet.
Para celebrar o Ano Novo em qualquer ocasião especial, uma taça de cava sempre é uma boa escolha. Especialmente quando harmonizado com frutos do mar, como as ostras do Entretapas.

+ There are no comments

Add yours