Camino de Las Tapas: uma expedição gastronômica de Jan Santos


Camino de Las Tapas: uma expedição gastronômica de Jan Santos

Como a cultura das #tapas influenciou a gastronomia no resto da Europa? Para responder esta pergunta, Jan Santos, chef do Entretapas, embarcou em uma expedição gastronômica por quatro capitais européias. A primeira parada foi Londres, onde Jan foi ciceroneado por David Button, amigo de longa data.

 

Antes de mergulhar no universo das #tapas, uma pausa para um drink. Jan conheceu o Sushisamba, que fica na Heron Tower. “No elevador panorâmico, você começa a ver uma Londres de baixo para cima e de repente já está no 38 andar”, conta Jan. “O lugar é lindo, bem descolado, com barman, garçons e equipe bonitos, clientes, executivos e pessoas que querem ver e ser vistas”.

Jan Santos na área externa do Sushisamba
Jan Santos na área externa do Sushisamba

 

Área interna do Sambasushi
Área interna do Sambasushi

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No dia seguinte, Jan resolve explorar o milenar Borough Market, o mercado mais antigo de Londres.

“Além de vender verduras, carnes, etc, é impressionante como o mercado ‘respira’ a essência do tapear. Conheci dois restaurantes que se apresentavam como sendo de tapas, mas muitos outros traziam pratos para compartilhar”. Jan conta ainda que não visitava Londres há cinco anos e que ficou surpreso com a quantidade de restaurantes de tapas ou que usam elementos da cozinha espanhola. Um sinal claro de que não é apenas no eixo Rio-São Paulo que a moda das #tapas chegou para ficar.

Jan Santos no Borough Market
Jan Santos no Borough Market

 

Chinringuito de paella - Borough Market
Chinringuito de paella no Borough Market

 

 

 

Brindisa
Tapas Brindisa, no Borough Market
Tamas, gerente do Tapas Brindisa, "Um croata, mega simpático, atencioso. Me deu muita informação de como era e como é hoje a 'febre espanhola' chamado #tapas".
Tamas, gerente do Tapas Brindisa, “Um croata, mega simpático, atencioso. Me deu muita informação de como era e como é hoje a ‘febre espanhola’ chamado #tapas”.
Brindisa Bar de Tapas - Borough Market_tapas
Arroz negro, cortesia do Chef Percy do Tapas Brindisa e algumas tapas da casa.
Jan em frente ao Barrafina
Altos papos com Antonio, garçom do Barrafina
Altos papos com Antonio, garçom do Barrafina

 

 

+ There are no comments

Add yours